Sêmen



Diante da suspeita de infertilidade masculina, a principal arma de investigação é o espermograma A cada ejaculação, cerca de 50 milhões de espermatozóides enfrentam uma maratona para atingir uma única meta: fecundar um óvulo no prazo máximo de 24 horas.


Mais do que espírito competitivo, cada célula sexual masculina precisa nascer sadia, com o formato oval, além de ter muito fôlego e persistência para superar os adversários.


Quando um casal tenta promover o encontro entre o óvulo e o espermatozóide por um ano e não obtém sucesso, pode ser sinal de que nenhum dos gametas masculinos está conseguindo cruzar a linha de chegada.


Segundo Agnaldo Cedenho, chefe do setor de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo, passados doze meses 85% dos casais que querem Ter filhos alcançam um final feliz.


O restante em geral procura ajuda para investigar os motivos do insucesso. É ai que entra em cena o espermograma - análise de uma amostra do sêmen. Mistificação Apesar dos mitos sobre a coleta desse líquido, vale dizer que ela é feita pelo próprio homem, em um ambiente isolado. "O estado emocional conta muito. O indivíduo deve evitar o teste em dias estressantes", aconselha Cedenho.


O médico recomenda que sejam feitos dois ou mais exames, com intervalo de três meses - tempo necessário de uma nova geração de espermatozóides. Só então um especialista poderá dar o diagnóstico com total segurança. Fonte: Revista Saúde - março de 2001